terça-feira, 13 de março de 2012

Poesia - Poemas minimalistas


Depois de lançar o livro “A galinha que botava batatas” para o público infantil, em Braille, pela AEILIJ SOLIDÁRIA E FUNDAÇÃO DORINA NOWILL, (reportagem do Jornal Nacional em 9 de março de 2012: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/cinco-mil-bibliotecas-vao-receber-livros-feitos-para-criancas-com-deficiencia-visual/1851374/) e o livro com contos premiados para o público adulto e juvenil, O Tango da Vida, Simone lança um livro de poemas minimalistas, que segundo ela, foram concebidos em sintonia com os novos tempos de urgência, em que as pessoas se comunicam pelas redes sociais, com mensagens curtas que têm até menos de 140 caracteres.

Publicado pela editora RHJ de Minas Gerais, especializada em fornecer livros de alta qualidade para os governos de todo o país, visa o público jovem ,mas agrada desde crianças até adultos. 

Não são todos os jovens que apreciam literatura. Com poemas mínimos, queremos cativá-los para tornarem-se grandes leitores com o tempo.

A autora explica que a poesia pode ser sintetizada em poucas palavras, o que conta é o sentimento que ela transmite, e apresenta seu livro com o seguinte poema:

Poemas são pássaros colorindo o céu da boca de quem os declama. Estão aqui, ali, acolá. Só os enxerga quem presta atenção no que não vê. Como pássaro em árvore, invisível ao distraído, faz ninho e procria. Bate asas, voa azul. Mas se perde a liberdade, de dor canta, chora e renasce. Esse livro não é gaiola. Apenas um galho macio, onde coloridos poemas descansam e observam os animais como eles gostariam de ser vistos.

Em breve, nas maiores livrarias do Brasil. O livro em Braille já está disponível no site da Fundação Dorina Nowill. Para facilitar aos interessados, a própria autora encomendou um lote para a Fundação Dorina Nowill e podem ser adquiridos diretamente com ela.

“Muitas pessoas não gostam de fazer compras pela internet, então eu mesma comprei um lote, além de facilitar para os interessados, a pessoa está contribuindo com a Fundação que faz um trabalho maravilhoso em todo o território nacional, distribuindo gratuitamente livros para mais de cinco mil bibliotecas municipais. Todo o lucro é revertido para projetos sociais que atendem pessoas cegas e de baixa visão, crianças e adultos, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, inclusive em regiões amazônicas.”

“Nós, autores desse projeto – somos dez autores e dez ilustradores ao todo - , cedemos os direitos autorais para esse projeto, e no final, o patrocinador decidiu nos presentear com um valor simbólico, mas nunca havia sido aventada essa possibilidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário